Projeto EntreLínguas

EntreLínguas nasceu com um formato alternativo de trabalho conjunto entre artistas e reunirá, em 2011, obras de artistas do Brasil e exterior na cidade de Pelotas/RS, Brasil. As obras serão executadas pelos artistas locais a partir de um projeto/esboço – uma descrição enviada por email pelos estrangeiros convidados.
O projeto internacional EntreLínguas tem como principal meta salientar as trocas culturais e sociais, perceptíveis no contato com as obras de artistas de diversas nacionalidades. Além disso, EntreLínguas promove a discussão sobre processo criativo e a troca de ideias entre artistas. Possibilita que um artista execute a obra de outro artista, sendo o realizador, a extensão do pensamento do propositor, abrindo novas discussões sobre autoria e co-autorias.
Trata-se de oportunidades pouco realizadas na contemporaneidade, a possibilidade de expor em qualquer parte do mundo sem gastos, apenas com o desafio de descrever sua obra, em qualquer que seja a modalidade – pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, performance e outros.
Esse intercâmbio deve ser um estimulador para os autores envolvidos, além de incentivar a formação, motivação e educação da comunidade no campo das artes, mesmo numa população pequena em relação aos grandes centros do país como o público de Pelotas.
Valorizando a importância das trocas no mundo contemporâneo, referimo-nos principalmente aos grandes eventos como bienais, feiras, grandes mostras de artistas consagrados e, devido ao fato de estarmos fora destes grandes centros, muitas vezes o acesso à diversidade de produção artística está longe do artista pelotense e da região. Contudo, numa pequena cidade o intercambio é possível e o projeto EntreLínguas é provocador desse movimento alternativo.
É, portanto, que nos atrevemos a criar um campo cultural que ultrapasse as fronteiras do lugar, criando um projeto internacional, em que artistas estrangeiros e brasileiros possam conceber uma proposta de importância mútua na formação das trocas, na vizinhança da criação artística, na visibilidade pessoal, na experiência e na profusão de línguas, no intercâmbio de diferentes sotaques e no uso relevante das tecnologias virtuais.
Por outro lado este projeto permitirá que o artista estrangeiro atravesse continentes, crie vizinhanças, encurte as longitudes, podendo assim expor sua obra em mundos diferentes, para além de sua fronteira.