EntreLínguas 2014

Português     Espanhol     Inglês    Francês
 
Convocatória
EntreLínguas: Brasil 2014. Mostra Internacional de Artes Visuais
 
DOBRAS – “o lugar infinito do tempo e das memórias"
Esta convocatória destina-se a artistas brasileiros e estrangeiros que discutam em seu trabalho artístico questões e conceitos relacionados à “Dobra”, podendo permear a desdobra, redobra e seus afluentes e que concordem em participar da 5ª edição do projeto EntreLínguas. A mostra acontecerá no mês de dezembro/2014 em Pelotas, RS/Brasil e reunirá obras de artistas dos mais longínquos lugares, dentro de uma lógica de colaboração e trocas artísticas.
Em poucas palavras sobre Dobra. A dobra como o lugar infinito, tanto, de pensar e de narrar o tempo e as memórias; lugar de agir, ou como forma de materializá-los em objeto de arte. Esse movimento também pode se dar no lugar infinito da desdobra, da redobra e seus afluentes. Neste conceito podem estar conjugados assuntos como subjetividade, cultura, atualidade, entre outros.
Quando se dobra, aproxima-se um continente e um contingente, internaliza-se um espaço, um eu, uma fé; é voltar multiplamente à coisa ou o ser sobre si mesmo; por outro lado, no dobramento, a luminosidade se contrai: mas “dobrar é entrar no afundamento de um mundo” (Leibniz).
Desdobrar é fazer um horizonte, desmultiplicar-se, apontar uma trajetória, é ser também movediço, é criar afluentes podendo haver velocidades possíveis e impossíveis de luz e de cor.  Pensa-se o redobrar como dobrar de volta, repetir. Redobrar pode ser involução, mas ali pode haver lugares impossíveis, imaginados, os quais o artista decifra e apresenta ao público.
A proposta, entretanto, não impede que trabalhos com outras questões que sejam apreciadas.
 
O que é o EntreLínguas?
O EntreLínguas  é um projeto independente, idealizado por artista para artista e sem fins lucrativos. Uma proposta de exposição, que acessa experiências não habituais entre os participantes. Todo o movimento se dá principalmente entre um artista que propõe a obra, por meio de uma descrição, e outro que a interpreta e realiza, o que vem a se configurar como uma forma dinâmica e contemporânea de intercâmbio nas artes visuais.
Como participar?
Para participar o artista deverá fazer a descrição de uma obra abordando alguns aspectos conceituais referentes à Dobra - desdobra, redobra e seus afluentes - com especificações de materiais, dimensões, título, seja ela: desenho, escultura, objeto,  pintura, instalação, gravura e fotografia, e enviar para o e-mail  mostraentrelinguas@gmail.com. Sua proposta/descrição/projeto será realizada por um artista local. A obra fará parte de uma exposição e, posteriormente, será inserida ao acervo do EntreLínguas.
O EntreLínguas tem por objetivo encurtar as redes de relações do campo das artes, criar diálogos e trocas de experiências entre artistas, discutir as relações entre arte e pensamento, priorizando os processos de criação e, especialmente, tornar a obra acessível para públicos que raramente poderiam estar em contato com as mesmas.
Os artistas receberão por e-mail o material gráfico e publicado em mídia. A  coordenação do EntreLínguas fará as apresentações entre o proponente e o artista local.
 
Datas de realização
 
De 1 de agosto a 30 de setembro recebimento das propostas. Enviar para e-mail - mostraentrelinguas@gmail.com
De 16 de agosto a 20 de novembro, interpretação  e realização da descrição (enviada)  pelo artista local.
Dezembro, exposição Entrelínguas.
De 17 de novembro a 1 de dezembro, a coordenação fará as apresentações por e-mail entre o artista proponente e o artista realizador.
 
Agradecemos a sua participação e estamos à disposição para qualquer informação pelo endereço eletrônico mostraentrelinguas@gmail.com.
http://mostrainternacionalentrelinguas.blogspot.com.br/p/entrelinguas-mexico.html
 
 
 
 
 
 
Francis Silva 
Organizadora
https://www.facebook.com/franciscaalves.alves
 
 
 


Nenhum comentário: